quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Ligado Na Regra


A rodada de ontem do Brasileirão gerou muitas e muitas e muitas e muitas reclamações por parte de alguns dirigentes e técnicos.

A verdade é que, com a regra atual, não há como se evitar os erros dos juízes. Que são humanos, e vão continuar errando.

Estava aqui pensando no texto de hoje do nosso querido Ligado Na Bola... Como sempre tive algumas idéias a respeito de arbitragem e regras, vou comentá-las aqui no LNB!

Mande seu comentário com qualquer dúvida, sugestão ou crítica!

(Ps: Não tenho nada contra o uso de tecnologia no futebol. Mas entendo que os cabeças da FIFA têm, e por isso vou apenas comentar algumas regras que acho interessante, sem envolver tecnologia na jogada!)

1 - Sobre o impedimento:

É sem dúvida, a regra que mais causa polêmica no futebol ao redor do mundo. Centímetros pra cá... Milímetros pra lá... E a discussão será eterna. É comprovado cientificamente que é impossível para o ser humano olhar duas coisas ao mesmo tempo (com exatidão).

Obviamente, a regra é importante. Afinal, ninguém quer ver jogadores na famosa "banheira" o jogo todo... Poderia acabar com a dinâmica do espetáculo.

A regra deve continuar existindo, mas aplicada diferentemente: o bandeirinha só deveria marcar impedimento em caso de certeza ABSOLUTA de posição ilegal. Na dúvida, o jogo segue. Na quase certeza de impedimento, o jogo segue.

Acabaria quase que completamente com as reclamações. Os técnicos e jogadores saberiam que a regra só existiria para lances obscenos de impedimento. E o ato de erguer a bandeira seria uma afirmação 100% convicta de que a jogada está irregular.

Levantar o instrumento com atletas em posição legal seria passivo de punição aos bandeiras.

E viva a bola na rede.

2 - Sobre o tempo de jogo:

É fato que quem ama e acompanha futebol já se indignou ao assistir o time adversário fazendo a famosa "cera". Na Libertadores ocorre muito, e também em muitos jogos pelo Brasil. É sempre alvo de reclamações, porque nenhum juiz dá o tempo que de fato é desperdiçado por atletas que evitam a reposição da bola em jogo. Dá muito pano pra manga. Como cotonetizar estes atletas?

Com tempo cronometrado.

Dois tempos de 30 minutos. A bola saiu: o tempo pára. Substituição: o tempo pára. Falta: o tempo pára. E pronto. Sem enrolações. Futebol como todos gostariam de ver. Todos os grandes esportes do mundo são assim. O jogo seria jogado. As reclamações referentes ao atraso de jogo e a autonomia do árbitro em relação ao tempo da partida acabaria.

Estas são duas regras que considero essenciais para o jogo. Claro que tenho mais alguns pitacos e outras coisas que gostaria de discutir... Mas por hoje é só!

----------------------------------------------------------------------------------------------

Hoje, fechando a 20ª rodada do Brasileirão, 3 jogos:

Náutico x Goiás - Acosta do técnico pernambucano está quente... a equipe precisa da vitória pra respirar um pouco neste Brasileirão... Mas a Harlei-Davidsson goiana promete continuar a arranca e garantir a liderança! Se conquistar a primeira posição agora, imaginem o que o Esmeraldino vai fazer quando Fernandão começar a jogar... Que se cuidem os grandes!
Palpitômetro: Empate

Flamengo x Cruzeiro - O Imperador voltôÔôÔÔôu pra seleção brasileira! E inspirado pela convocação, deve fazer uma bela partida no Maraca. Gladiador contra Imperador! (No filme deu o primeiro... E agora: a arte imita a vida ou a vida imita a arte?)
Palpitômetro: Cruzeiro

Atlético-MG x Avaí - Tardelli não foi convocado para a seleção. Deve estar nervoso. Assim como a equipe do Galo, que já está sendo descartada por comentaristas da luta pelo título. Se usar este nervosismo de forma positiva, vence. Caso contrário... problemas no caminho!
Palpitômetro: Atlético-MG

Ligado Na Bola e Você. A Regra é Clara por aqui! (?)

4 comentários:

  1. NUNCAAAAAAA Vi tamanha falta de vergonha na cara do Juizzz que amarelou os dois times deu dois vermelhos p/ cada um dos times errou em varios momentos importantes do jogo e ainda pela bandeira...antes de TV teve no intervalo do Jg medalha de prata ao senhor da arbitrariedade Pior que o Juizzz é os comentários feitos pela TV !!! estes coitados comentaristas esportivos com o Video em mão conseguem errar !!!! Isso é no mínimo R Í D I C U L O .. I M P E R D O A V E L : À TV ...
    Bandeira... Antes e depois do jogo de ontem ..
    MEDALHA DE PAPELÃO pra ELA cara ....
    Abraços do teu Fã !!!

    ResponderExcluir
  2. Maurenedson Timonístico20/8/09 23:22

    marcar impedimento quando o bandeira tem certeza absoluta não acabará com as reclamações!!
    e se ele tiver dúvida, não marcar e tiver sido!?.. sempre tem um lado que reclama!!
    mas concordo que teríamos muito mais bola na rede!
    (apesar de que isso abre uma possibilidade enorme de compra de bandeirinhas, não!?!)
    quanto ao cronômetro.. tbm acho que seria bom com os intervalos...
    assim, o final das partidas seriam emocionantes, como no basquete!
    abraz!

    ResponderExcluir
  3. hum!!! sobre o impedimento saquei! na verdade só mudaria a abordagem do que é punível ou não.... até rolaria...

    sobre cronometro parado... principal problema... a televisão!

    ResponderExcluir
  4. grande participação meus queridos !

    Então vamos lá, vou tentar rebater aqui os contras das regras:

    Maurenedson, quanto ao impedimento, os times nao teriam o que reclamar, porque a regra seria nao marcar na duvida , somente impedimentos extremamente claros.. a unica possibilidade de reclamacao do time seria o bandeirinha marcar um impedimento que nao existiu .. isso sim seria um grande erro!

    mas concordo que a questao é complexa! Impedimento sempre dara pano pra manga, a ideia é apenas aliviar um pouco as reclamacoes ( que sempre irao existir rs )

    E MP, quanto a questao da televisao... realmente, os jogos dificilmente passariam das 2 horas , como já acontece hoje em dia...

    E como a FIFA que dita as regras, a Globo nao teria voz ativa desta vez... o futebol é o esporte nacional e ela iria continuar transmitindo!

    Um abraco para todos !

    ResponderExcluir